Os Níveis do Ser Humano

Há alguns anos, um buscador aproximou-se de um Mestre da Arte Real (um verdadeiro Místico) e perguntou-lhe:

– Mestre, gostaria muito de saber por que razão os seres humanos guerreiam-se e por que não conseguem entender-se, por mais que apregoem estar buscando a Paz e o entendimento, por mais que apregoem o Amor e por mais que afirmem abominar o Ódio.

– Essa é uma pergunta muito séria. Gerações e gerações a têm feito e não conseguiram uma resposta satisfatória, por não se darem conta de que tudo é uma questão de nível evolutivo. A grande maioria da Humanidade do Planeta Terra está vivendo atualmente no nível 1. Muitos outros, no nível 2 e alguns outros no nível 3. Essa é a grande maioria. Alguns poucos já conseguiram atingir o nível 4, pouquíssimos o nível 5, raríssimos o nível 6 e somente de mil em mil anos aparece algum que atingiu o nível 7.

– Mas, Mestre, que níveis são esses?

Continue lendo Os Níveis do Ser Humano.

35 Respostas

  1. excelente…

  2. nível 1 – apenas o chakra básico está ativo, a pessoa só age com os instintos, por isso, reage a tudo sem pensar.

    nível 2 – além do chakra básico, o segundo chakra também está ativo. ainda reage à agressão “pagando com a mesma moeda”, porém, analisa a situação antes de agir (de forma agressiva) para medir os riscos mais “básicos” de suas ações.
    o fato de, caso o oponente fosse mais forte, o indivíduo reagir de forma traiçoeira, é uma característica …

  3. do 2º chakra.

    nível 3 – a capacidade de questionar do 3º indivíduo se deve a atividade do chakra plexo solar, que controla o intelecto, o poder, o controle. porém, o indíviduo ainda não é desenvolvido o suficiente para apresentar soluções porque falta a ativação do próximo chakra.

    nível 4 – corresponde à ativação do chakra cardíaco, combinado com os outros 3, obviamente. representa a compaixão e o amor ao próximo, em seu primeiro “estágio”. é a conexão do ser com o cosmos, com os mundo superiores e inferiores. esse chakra também se relaciona com o despertar dos iniciados.

    nível 5 – o chakra laríngeo, que está aberto nesse nível, corresponde ao entendimento do Homem, a compreensão do mundo e da sincronidade das coisas. é o chakra da eloqüencia, do raciocínio, do comando. com a abertura desse chakra, o indivíduo aprende a deixar a vida correr seu curso, fluir, sem criar expectativas que o impeçam de aproveitá-la.

  4. nível 6 – com a abertura do chakra do “terceiro olho”, que é responsável pela percepção de que somos espírito, e fazemos parte de um todo. é também responsável pelo entendimento de que o amor é a coisa mais importante, e que move o universo.

    nível 7 – o 7º chakra é o chakra daquele que atingiu o último nível, que se tornou um iluminado. aquele que tem esse chakra aberto, passa um sentimento de confiança, amor, paz, compaixão e sabedoria. esse chakra rege as transformações mais profundas da alma.

    ^^

  5. PERFEITO com todas as letras.

    >Acredito que o nível de grande parte de seus leitores seja desprendido das “muletas”, não concorda?
    É dificil… conheço pessoas que têm repulsa sobre “esses assuntos”, como elas preferem chamar.

    >A distribuição de pessoas com níveis variados na terra -digo cidades, ruas ou classes de aula e trabalho- é feita meio que numa medida para que, quem possa ensinar fique próximo de quem precisa aprender, algo relacionado a egrégoras? Estou errado?

    >Em relação à lição de casa, poxa MDD, absolutamente ótimo o exercício.Vou meditar, refletir bastante sobre isso. (E indicar o texto para algumas pessoas.)

    Obrigado muito, sir.

  6. Tenho lido o seu blog. Mas este texto foi muitíssimo pertinente para o meu momento.
    Obrigada!

  7. Muito bom, muito bom mesmo! Acho que me encaixo no nível 4, rsrsrs, com um pouco do 6… Então acho que tô bem, mas ainda tenho um trilhão de anos luz pra aprender… Então, vamos lá…. Iiiirrááá…

  8. agora substitua a palavra muletas por pecados e voila!!

  9. Emocionante. Obrigado por compartilhar essa pérola, DD.

  10. fantástico o texto!
    fiquei com vontade de estapear pessoas agora hehe
    cuidado para não levar um tapa de um curioso,tio DD

  11. Ótimo mesmo…

    Parabéns!

  12. Parabens, extremamente fantastico.

    Se eu for me comparar devo estar no nível 4 com um dedinho no nível 5.

  13. Comecei lendo mais n consegui terminar…
    tramandoo

  14. Caraca DD, “Chorei, véi…” Continuando a linha de pensamento entre micro e macrocosmos, será que existem 7 universos também, ou eu pirei?!? Abraços, obrigado e Parabéns!!!

    PS – Pode divulgar a fábula?

    @MDD – Claro! Só não esquece de colocar um link pra cá.

  15. Sinceramente, estou no Nível 2 e me achando demais estaria no Nível 3. Nào conheço niguem do Nível 4. Muito bom o texto, e espero ter força suficiente pra conseguir melhorar e abandonar minhas “MULETAS”!
    Obrigado!

  16. Uma coisa que gostaria de saber, mas nada a ver com o post. No filme Senhor dos Aneis – A sociedade do anel, aparece em uma parte do filme quando chegam nas minas dos anões. Um desenho no paredão que iluminado pela lua se revela, mostrando duas arvores se entrelaçando, 6 estrelas e uma setima brilhando mais forte e uma bigorna com com um martelo em cima. Achei uma imagem similar relacionado a maçonaria ou a um templo no caso. Algum siginificado real?

  17. 1º nível – Muladahara, ligado à terra e aos instintos nunca vai responder com inteligência, só com reflexos defensivos e força bruta. O desenvolvimento dele é aprender comungar com esta energia sem desperdiçá-la.

    2º nível – Swadistana, me lembra sempre a esperteza feminina em fazer tudo na hora certa e esperar pelo melhor momento de atacar. Conhece as emoções e sabe lidar com elas melhor do que os homens ( 1º nível ) e por isso sabe aonde acertar. Mas ainda selvagem. O desenvolvimento seria não permitir que as emoções controlem suas ações.

    3º nível – Manipura, ainda é afetado por emoções inferiores e não tem energia para agir quando destreinado permanecendo estagnado. Independente da inteligência, não pode realizar os pensamentos e teorias. O desenvolvimento é usar as emoções a favor dos trabalhos espirituais.

    4º nível – Anahata, é o abismo, o portão espiritual para o plano superior que deve ser aberto com amor. Noto uma certa ênfase no texto em separar os primeiros 3 níveis, dos quatro superiores. O desenvolvimento é ter compaixão com a ignorância alheia e só com esta compaixão que se pode compreender o aprendizado coletivo.

    5º nível – Vishuda, por ser um chacra comunicativo, percebe as maneiras que o ser humano involuído tem de se comunicar um com o outro e que toda ação que alguém pratica, é uma forma de expressão ( como visto na arte ). O desenvolvimento é perceber as formas instintivas ou conscientes que o humano tem de se comunicar.

    6º nível – Ajna, o centro da percepção, exemplificado no texto no trecho em que o homem de nível 6 desvia do tapa por provavelmente ter sentido a hostilidade vinda do buscador, ou por ter previsto simplesmente. O desenvolvimento deste chacra se dá através de observação consciente do ambiente e dos próprios seres.

    7º nível – Sahashara, neste nível o homem já está interligado conscientemente com a unidade e, sendo uma célula consciente do organismo, não machuca seus irmãos de forma alguma. Compreendeu o amor em sua forma mais pura e sabe que o seu dever é unir e não dividir. O desenvolvimento deste é a prática do amor com todos aqueles que conhecemos, prática do perdão, da cortesia e do desejo de evolução conjunta.

    Correct?

  18. Ótimo texto.

    Com os mestres, aprenderemos.
    Com os neófitos, ensinaremos.

  19. Olá!

    Vou colocar o que sei sobre cada chakra, centros de força localizados na superfìcie do duplo etérico, lembrando que o fluxo de vitalidade de um chakra, ou fluxos que o atravessam, é diferente do desenvolvimento do chakra, que se dá pelo despertar da Kundalini.
    Todos os chakras têm diversas características (vou me ater nos 7 classificados como principais – conforme o texto) e que influenciam, conforme estejam equilibrados (ou desequilibrados), o físico e o emocional das pessoas.
    O primeiro chakra, o básico, ou da raiz (não vou colocar o nome em sânscrito pq eu faço muita confusão rsrs), é o local que concentra as energias de Kundalini. Egocentrismo, agressividade, histeria são algumas faces de seu desequilíbrio emocional, como no exemplo número 1 do texto.
    O 2º homem denota uma certa insegurança, bem como tenta, a grosso modo, manipular a situação; contudo, já existe uma pequena expansão de personalidade. Corresponde ao chakra esplênico, onde reside o “Fundamento de si próprio”.
    O 3º homem tenta argumentar, aparentando que já escolheu o que quer, mas de forma superficial. É a típica pessoa que não sabe dizer um simples “não”. São aspectos negativos do chakra do plexo solar.
    O 4º chakra, do coração, é uma espécie de intermediário dos 3 inferiores e dos 3 superiores, com seu equilíbrio nasce um impulso de amor incondicional, busca pela Verdade (eu acho que cada um tem a sua rs), compaixão e perdão. Tanto o é que a figura geométrica que representa este chakra é o hexagrama, o triângulo superior é Shiva, o triângulo inferior é Shakti (princípios masculino e feminino, respectivamente), e qdo estas duas energias estão em harmonia, estão equilibradas.
    O 5º homem caracteriza-se por um certo tipo de ‘esclarecimento’, que o conduzirá ao estado pleno de consciência, se houver dedicação. Começa a verdadeira “ligação com a Unidade.”
    O chakra frontal (6º homem), qdo desenvolvido, aguça nossa intuição, consciência e capacidade de se observar sem julgamento, entende seu caminho e tem uma grande capacidade de compreender o Universo que o cerca. Uma de suas forças negativas é percebida quando há intelectualismo em excesso.
    Bem…pq o homem não conseguiu dar um tapa no 7º homem? Ao meu ver, ele viu o Lótus das mil pétalas, que é de uma beleza indescritível, é a própria manifestação do Divino, o reconhecimento de Deus/Deusa em nós e no outro. É o pleno desenvolvimento do chakra coronário.
    Desculpem a forma sucinta de exposição, existem vários outros aspectos de cada chakra, mas o texto ficaria enorme…
    Espero que a minha lição de casa receba um 7,5/8,0 pelo menos – risos
    Próspero Ano Novo para todos!

    P.S.: Creio que “muletas” são os nossos comportamentos viciosos.

  20. GRANDE TEXTO DD.
    FALTAM-ME PALAVRAS…
    OBRIGADO!!!

  21. Mestre, muito bom.

    Agora, quem sabe, começaremos a levar a sério a Existência e pensar em chegar à “velocidade 7” da “Roda do Créu”… Como somos tapa=1…

    Mas estamos cientes que devemos ajudar, no infinitivo mesmo, a nós e ao outro; ou seja, ao Uno.

    Nós, sincrônicos, mais uma vez.

    Amplexos,

    ALM.

  22. Poxa acho que eu estou no nivel 2.

  23. Belissimo texto, acho q eu li ele no Saindo da Matrix. Mas muito bom, e interessante.

  24. Passei um email p que eu julguei que iria absorver a menssagem da fábula (devidamente linkado, no final do texto, com o seu wordpress) p os amigos e familiares… A pergunta dos Universos persiste, existiriam 7 universos tb? Forte Abraço, Obrigado e Parabéns²

  25. Tb sou humilde de me confesar entre os níveis 2 e 3….
    Difícil largar as muletas vivendo entre iguais dos níveis 1 e 2.
    Acho que vai ser mais fácil qdo todo mundo vier pro nível 3….

  26. Hey Marcelo, vi esse texto há algum tempo no blog http://www.saindodamatrix.com.br...

    Você conheçe ese site? Pegou isso de lá?

    @MDD – Não, eu recebi por email, mas não é impossível que tenha saído de lá. Vou colocar um link pra lá. Achei o site muito bom (ainda estou fuçando nele), acho que um dos poucos que prestam sobre ocultismo. Se alguém conhecer o autor, acho que seria uma boa a gente reunir forças.

  27. Interessantíssimo. Parabéns!

    Aliás, este texto me lembrou os 7 níveis de consciência descritos pelo Ken Wilber em “Uma Teoria de Tudo”. Conhece este livro?

    Abraços!

  28. MDD, nao entedi umas coisas:
    pq sao sete niveis e nao 10 como na cabalá?
    já que os 7 primeiros chakras são equivalentes à 7 sephirots da cabalá..
    e pq em vida organica só é possivel alcançar estes 7?
    belo texto, este me fez enxergar que andei caindo de nivel sem ao menos ter escolhido cair..

    @MDD – Não vou explicar pq vai tirar a graça da sua descoberta. Estuda mais o diagrama da Árvore e você mesmo vai perceber o por que.

  29. woooow…….
    lendas lendarias…..(kkk, lembra da dragão???)
    fique em paz mano

  30. MDD, muito obrigado.

  31. Ola,
    Sinto que estou novamente obtendo conhecimentos e sabedorias que me fortalecem para superar as ditas “muletas” e alcançar novos niveis em busca da uniao e do amor. Talvez tenha passado por algumas encarnaçoes atraz dessa evoluçao.

    De fato serei visitante constante do site.

    Fiz a leitura do Bhagavad Gita e estou lendo alguns livros do ilustre A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Pratiquei Yoga por pouco tempo mas sempre tive afinidade, na verdade sempre pratiquei sem saber ao certo o que estava fazendo.

    Tenho muito interesse em obter maiores
    conhecimentos, se for possivel gostaria da ajuda de voces com indicaçoes de livros, artigos ou algo do tipo para que facilite meu entendimento, coisa para “iniciantes”.

    Gostaria muito de agradecer com devoçao a iniciativa e a organizaçao.

    Grato

  32. excelente!!
    demorei p/ ler, mas valeu a pena. Isso explica em muito o fato de muitas pessoas não nos entenderem qdo estamos em algum nível acima delas.

    abraços.
    93,93/93

  33. Marcelo, não sei se é bem sobre ocultismo meeeesmo, mas fala sobre várias coisas do gênero.

    O autor é meio estranho, é conhecido com Acid (algo assim) e mora em Recife, só isso que eu sei dele.

    O que me chamou atenção no site foi justamente o nome, um apelo aos seres humanos para sair do mundo da ilusão.

    No mais é só isso

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: