Autopsicografia


Quem acompanhou os últimos textos no Sedentário foi desafiado a encontrar uma mensagem secreta escondida no texto “O Céu, o Inferno e Teodora”. Se você quer tentar encontrar a mensagem, pode olhar o texto original AQUI. Mas se quiser saber a resposta para este enigma, basta continuar a leitura.
O texto serve para mostrar a vocês como os antigos membros de ordens secretas escondiam as informações relevantes de seu aprendizado dentro de poemas, músicas, textos e principalmente imagens e quadros, que apenas aqueles que possuíam acesso às chaves conseguiam decifrar.

Continue lendo Autopsicografia.

61 Respostas

  1. Mas qual a chave? Se são palavras pegas sem qualquer lógica, eu aposto que monto outras frases bonitinhas com esse monte de palavras aí,🙂

    @MDD – então monta…

  2. Mas a forma que você fez a distribuição das palavras ta bem aleatória. Havia/Há alguma regra específica a se seguir e encontrar um padrão no texto ou era no “Random” mesmo?

  3. […] PS: A resposta da mensagem escondida no texto “O Céu, o Inferno e Teodora” está AQUI. […]

  4. Eu estou com muito sono pra procurar, ou você só mostrou a mensagem sem mostrar a chave?

  5. excelente.. ahahaha muito bom mesmo.. é q nem as mensagens secretas da bíblia…

    muito bom mesmo tio DD

  6. Sabia q FP teve sempre um interesse por coisas ocultas, inclusive, pelo que sei, conheceu Aleister Crowley, mas nesse texto, ele passou o que estava escrito, havia uma chave, ou vc “encontrou” a mensagem??

  7. como que alguém ia achar isso?

  8. DD nao tem nada a ver com o topico mas eh algo que parece piada e ao eu lembrar de vc falando do feng shui “comercial”
    eu dei risada sozinho ao ver isso

    http://gizmodo.com.br/conteudo/esta-e-primeira-bussola-eletronica-de-feng-shui-do-mundo

    a que ponto isso chegou, chega a ser bizonho isso.

    ps: nao cheguei a ver o quanto isso funciona mas ta ai a titulo de curiosidade / piada(caso realmente seja isso)

  9. è DD,

    trabalho de gênio. Que diferença não faz uma iniciação…

    Abraços…

  10. MDD que escreveu o texto e escondeu o poema… ¬¬

    FP não passou nada nesse texto…

    ¬¬

  11. queria refazer o comentário.. hihhi

    Tem gente que lê e nem sabe o que está lendo….

    não é aleatorio o modo de escolha das palavras, isso é obvio,
    quando MDD escondeu o texto, é impossivel descobrir o que estava escondido, ninguem saberia dizer o que estava escondido nele, porem ele deu a chave, FP é a chave para a desemcriptação da mensagem.

    Ótimo texto e gostaria de mais textos desse tipo, muito bom adoro enigmas ^^

  12. ou ensina ae como vc fez….

  13. Ok… então me permita bancar o advogado do Diabo: Os caras usavam esse tipo de código/chave por séculos (CONSEGUINDO enganar uma tonelada de censores paranóicos) e vc ainda critica a gente poque não conseguiu pegar a imagem escondida?

    Tá… eu admito que o retratinho de Fernando Pessoa foi uma ótima dica… mas ainda assim, vc dificultou um pouco a nossa vida.

    Pergunta: a chave, por acaso, é manter um estado alterado de percepção?

  14. Eu de fato não consegui descobrir a mensagem, mas o que eu quero dizer que há pessoas que confundem o texto sendo ele escrito por Fernando Pessoa e que ele que escondeu o poema, ou então comentar coisas sem sentido algum, que foi o que aconteceu nos dois ultimos posts do MDD, muita gente nem entendeu que o enigma estava no post anterior e lamento por isso, é muito triste.

  15. Vegeto,

    Descobrir a mensagem é a parte facil, o difcil foi realmente ligar a figura do Fernando pessoa a alguma coisa no texto, sem saber o que era que estava escondido e como estava.

    Claro que se soubessemos que havia uma mensagem esteganografada no texto e o password dela fosse FP, seria muito mais facil…..Eu acho.. auhauhauh

  16. Tá, mas nesse caso o que está escondido é uma obra já conhecida, e colocando a imagem de tal pessoa, ajuda a identificar qual a chave de identificação.

    Mas uma imagem somente não pode bastar, pois como seria a maneira de transmitir uma idéia original? Uma que ainda não estivesse escrita?

    E ainda existem mais coisas escondidas aí nesse mesmo texto?

  17. Não entendi. Teodora refere -se a Fernando Pessoa?Em que termos? Seria o espírito(SAG) dele entrando em comunicação com ele através desse poema?

  18. Até que eu tentei, mas sem o conhecimento do assunto ficou dificil descobrir a chave. Me fez lembrar o filme A Lenda do Tesouro Perdido onde tinha uma sequencia de numeros no verso da Declaração de Independência dos EUA e com os número eles pegaram as letras referentes em umas cartas e encontraram a próxima pista. Será que você poderia dizer qual é a chave?
    Desta forma você mostrou mas não mostrou como os antigos escondiam as informações. Até parece que essa informação deve ficar somente dentro das ordens secretas como sempre estiveram…
    De qualquer forma, parabéns por seus textos, eu sempre acompanho e a leitura já se tornou um vicio.

    Abraços.

  19. a chave creio que seja a foto do pessoa no começo do texto. a chave era conhecer os poemas deles só quem era da sociedade secreta fernando pessoa que acharia mesmo
    auhsuashasuhasuhasuhasuahsuahsas

    eu não achei =/

    mas vlw

    no posto novo tem também neh?!?

  20. Legal esta! Já procurei em algum texto mensagens assim escondidas. Mas a forma da distribuição é que não é clara. Procurei pelo que fazia sentido pra mim. Sendo assim, o segredo de ocultar permanece oculto!! Abração Marcelo!!

  21. Eu não sei se a galera tá tendo um problema de raciocínio lógico ou de interpretação de texto.

    – O texto foi escrito pelo MDD.

    – O poema é de FP.

    – Tivemos um exemplo de como se esconde uma msg dentro de outra, e como aqueles que possuem conhecimentos específicos conseguem decodificar a msg. Quem conhecia a obra de FP pôde associar as coisas com o desenho no início ( e com a parte que diz “nas calhas de roda”, trecho que – naturalmente -chamaria a atenção de alguem que já travou contato com o poema)

    Sei que foi bem triste ler a quantidade de besteiras no post “Remember, Remember, the 11th of September…” – tinha gente que não conseguia ler 3 simples palavrinhas : “NO TEXTO ANTERIOR”. E desandava a falar de 11/09…

    Galera, de boa, LER é muuuuito importante.

    Abração.

    @MDD – relaxa… é para um pessoal como você que eu escrevo os meus posts… o que se salvar além disso é lucro heheheheh

  22. viajei

  23. “haviam – nove – sacerdotes – que – achavam – bons – papas – com – problemas – relacionados – a – namorados”

    Frase feita com palavras so seu Texto MDD. Estou no trabalho, por isso gastei 30 segundos para tal criação. Mas é lógico que qq um pode montar um texto de mais de 100 linhas e depois extrair palavras e criar um outro texto com 20 linhas.

    Por favor.. se você não colocar uma “chave lógica” para tal “texto secreto” ser descoberto, estará desafiando nossa inteligência de um modo grosseiro demais.

    @MDD – Fernando, a chave consiste em SABER O QUE PROCURAR. Em um texto enorme como, por exemplo, a bíblia, juntando aleatoriamente palavras ao léu, um fulano consegue achar qualquer frase que quiser… As palavras que voce escolheu estao jogadas aleatoriamente no texto, as minhas NÂO… elas estão dispostas corretamente na ordem exata em que devem ser lidas (além do mais não tem a palavra “haviam” no texto… sua escolha está incorreta).

    Para encontrar o poema, é necessário que alguém tenha lhe ensinado o poema ANTES… palavras chaves como “calhas de roda” ou “fingidor” ajudam apenas a quem já conhece os poemas, o mesmo vale para textos ocultistas escondidos em textos profanos… você não “procura” por eles, você SABE que eles estão ali porque você já os aprendeu na sua ordem iniciática. Não são “charadas” com “pistas” para o Robert Langdon decifrar…

  24. dúvida, tio …

    apenas gostaria de entender uma coisa …
    se eu já conheço o poema, qual a necessidade de inserí-lo num texto para ser futuramente decodificado? Identificar os irmãos?
    e para mensagens secretas? onde existe um texto inédito e tenho de codifica-lo, como faziam?

    @MDD – Usei um poema conhecido porque era apenas um exemplo para voces entenderem como funciona o processo.

  25. Sim MDD, “haviam” não existe, desculpe. Substitua “haviam – nove – sacerdotes” por “papas e pastores”.. o exemplo da na mesma.

    Bom, então “a chave” era ligar a foto com algumas palavras que raramente são utilizadas e estavam em seu texto. E se alguém tinha o conhecimento do poema, então decifrava a mensagem.

    Chaves: Fotos e Palavras específicas
    Pré requisito: Conhecimento do Poema

    Bom.. beles..
    Continuemos os estudos!

    Abraços

  26. hmmmm

    então haverão mais textos sobre isso?

    gosto disso

    outra dúvida, autores ocultistas incluem mensagens … mas existem casos de tradutores ? digo isso por causa da bíblia …

    curioooooso

    valeu, tio

  27. posso aproveitar a deixa, já que vc está respondendo?

    quais são minhas chances de sucesso na iluminação espiritual e ocultista tendo sido criado dentro das testemunhas de jeová?
    há quatro anos abandonei-os, mas minha familia continua … e tenho a necessidade de seguir um caminho … o que me aconselha? ou onde posso ser aconselhado? ( psicólogo não vale … hahaha )

  28. Legal, acho q no post q tinha a mesagem secreta eu citei o final do poema escondido, hehe. Baita coincidência neh?

  29. @ as minhas NÂO… elas estão dispostas corretamente na ordem exata em que devem ser lidas

    Agora sim você respondeu minha dúvida.

    Eu sei que tem coisas que não podem ser espalhadas para qualquer um. Mas essa informação já bastava pra entender o que era necessário.

  30. Boa MDD

    e as “chaves” vc aprendem dentro de uma ordem né?

  31. Funciona que é uma beleza…
    Mas é um tanto quanto desnecessário nos dias de hoje não?

    Se tiver alguma coisa pra dizer e ensinar, fala e pronto… Sem rodeios…

  32. Correção:

    “.. e as “chaves” SE aprendem dentro de ..”

  33. DD, todos os teus textos possuem esse tipo de “informação” escondida que eu tenho que saber que está lá pra procurar, ou esse foi um exemplo isolado?

    Eu conheço o poema, e mesmo assim não fui capaz de ver, durante a leitura do texto, nenhum indício de que ele estivesse inserido no texto. Tudo bem que “nas calhas de roda” me causou um certo deja-vu, mas nada além disso. E agora que eu sei que o poema está no texto, procurei um padrão em que as palavras estivessem colocadas e não encontrei nenhum. É claro que isso pode ser apenas o fato de eu não ser bom em exatas…

    Só pra citar um exemplo de como fiquei perdido mesmo vendo que o poema está lá: entre as palavras “fingir que” e “dor “, o verbo “ser” flexionado na terceira pessoa do singular [é] aparece três vezes, sendo que você marcou como pertencendo ao poema apenas a primeira aparição. Eu não consegui entender porque, dentre as três opções possíveis, você a escolheu. Se eu pudesse perceber uma contagem entre as palavras escolhidas, ou uma disposição recorrente através dos parágrafos, poderia ter sido mais fácil. Pelo menos para mim.

    Então, mesmo com a figurinha do senhor Fernando abrindo o texto, eu fui incapaz de execuar a associação devido à minha incapacidade de perceber um padrão, ou devido à inexistência de um padrão.

    De qualquer forma, obrigado. É certo que ficarei mais atento depois deste texto.

    Abraço.

  34. “… As palavras que voce escolheu estao jogadas aleatoriamente no texto, as minhas NÂO… ”

    Juro que tentei encontrar o modo lógico que vc usou para aplicar as palavras no texto, não consegui. Queria um exemplo do tipo, PORRA QUI LEGAL!! Que nem os enigmas nas histórias do Dan Brown mesmo. Agora não ví muito sentido colocar um texto que deve ser sabido por que vai ler o texto.
    Tentei me colocar no lugar de quem sabia o texto e fiquei com cara de “tá, descobri o poema, mas e aí? Quié que eu faço com isso?! Escrevo um protesto só pra dizer pro DD que lembro do poema do Pessoa palavra por palavra?”
    Leio tanta coisa na internet que, se bobear, já devo até ter lido este poema que nem me preocupei, e continuo não me preocupando com QUEM está escrevendo, mas o QUÊ está sendo passado na mensagem. Se eu for decorar o dono de cada texto escrito eu to ferrado, num vou aprender nada mesmo, que nem na escola em provas de matemática e física, mandavam a gente fazer as provas sem poder consultar as fórmulas e eu acabava tirando notas mais baixas, mas com a certeza de que com as fórmulas em mãos tiraria a nota máxima, como se o segredo pra se dar bem na vida fosse decorar as benditas fórmulas. Muito crente decora as “fórmulas” na bíblia pra jogar na cara de pessoas como eu, que devo ser mais religioso que muito crente por aí, mas acabo quebrando as pernas deles pela lógica. Como os espíritos do Livro dos Espíritos disseram: ” A melhor religião é aquela baseada na lógica e a razão.”

    Mas voltando, fala pra gente a lógica do texto aí vai! Ou vai ficar com bolinho podre? Já to de saco cheio do povo escrever “93/93 ETERNAMENTE FRATER!!” e eu ficar com cara de pastel sem entender nada. hehehe Tem outra parte do livro dos Espíritos que fala: “o tempo de se falar em parábolas já foi, hj podemos falar da forma mais clara”

  35. Isso me lembra um texto que eu li certa vez… não tem nada de muito secreto, mas foi o contato mais próximo com esse tipo de mensagem oculta que eu li.

    http://carolminina.blogspot.com/2006_01_01_archive.html

    a última postagem da página.

  36. O ENCOBERTO

    Que símbolo fecundo
    Vem na aurora ansiosa?
    Na Cruz morta do Mundo
    A Vida, que é a Rosa.

    Que símbolo divino
    Traz o dia já visto?
    Na Cruz, que é o Destino,
    A Rosa, que é o Cristo.

    Que símbolo final
    Mostra o sol já desperto?
    Na Cruz morta e fatal
    A Rosa do Encoberto.

    Mensagem – O Encoberto – Os Símbolos
    Quinto – O Encoberto

    Fernando Pessoa (como ele mesmo)

  37. Para quem vem acompanhando as colunas do Tio DD no SH e aqui, recomendo a releitura de tudo do Pessoa, principalmente o livro Mensagem. Certas coisas ficam transparentes… o que mostra que fica mais fácil achar quando você sabe o que procurar!

  38. Baralho…
    Eu quase pensei nisso…

    -Eu Vi a foto do FP,
    -Percebi a presença das palavras “Fingidor” e “Calhas da Roda”.
    -Sabia que faziam parte do Poema.

    Mas nunca iria imaginar que o Próprio Poema estaria escondido no Texto….

    Fracassei…

  39. ” Somos LOUCOS, pois se não fossemos LOUCOS os LOUCOS de tão LOUCOS se achariam normais. E nós que não somos LOUCOS para os LOUCOS seriamos LOUCOS demais…”

    Essa é facil.

    Hehehehehe…

    Abraços

  40. Pergunto-te, responda-me…

    MDD… Existem várias referências a várias coisas nos seus textos anteriores, mas existem outros textos escondidos como este, ou você pretende esconder textos daqui pra frente?

    Aposto que o povo vai se matar procurando ^^

    (eu li toda a entrevista lá, pena não poder ter acompanhado, fico no aguardo do proximo então ^^ ).

  41. MDD,

    “Descobri” um site, que estou lendo bastante.
    http://www.sintoniasaintgermain.com.br

    Encontrei coisas bem interessantes nele.
    Pode ser utilizado como fonte confiável?

    “Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso louvado seja, Senhor do Universo
    Clemente, o misericordioso soberano do dia do Juízo
    Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda
    Guia-nos à senda reta
    À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados”

    Abs,
    Nicolas

  42. Quem tem ouvidos, ouça

  43. DD…bom…se para encontrar a mensagem é preciso conhecê-la, então este método serve apenas para esconder mensagens…não para transmiti-las…

    até agora eu ainda não entendi se existe ou não uma chave, além dessas já citadas por vc e pelo pessoal aí nos comentários, que serve para encontrar as posições exatas das palavras no texto…como alguém comentou aí em cima…dentre as 3 opções da palavra ‘é’ que haviam no texto, porque a primeira foi escolhida?

    existe ou não uma chave usada para encontrar a posição exata das palavras? se existe, qual seria?…ou elas estão colocadas somente na ordem que deveriam ser lidas, de maneira “semi-aleatória”?

  44. “Para encontrar o poema, é necessário que alguém tenha lhe ensinado o poema ANTES… ”

    mas qual é o sentido de ler o q ja se sabe?
    pra colocar o mesmo codigo em outros textos e identificar o autor?

  45. Uma das utilidades é poder reconhecer os irmãos. Suponha que eu pertence a ordem XYZ e escreva um livro sobre ocultismo na epoca inquisição. Eu codifico todo o texto e no meio dele eu coloco uma frase, ou simbolo escondido, sendo que esse é a frase/simbolo que a ordem XYZ usa para reconhecer os irmãos. Quando um irmão ler o texto e ver esse simbolo/frase ja irá saber que aquele livro não deve ser interpretado literalmente, mas que esta codificado. Por ser um irmão ele vai saber como decodificar.

    Essa é meramente uma das utilidades, o tio Marcelo (demolay aqui o/) pode dar outros exemplos melhores que o meu.

    Fraternalmente

  46. Se essa é a resposta, a foto do Pessoa era um símbolo para reconhecer a mensagem codificada, pq n poderia ser qualquer img? No tópico no S&H alguém mandou uma foto, e vc disse q era bonita porém n tinha relação com a sua mensagem.

  47. É impressão minha, ou depois do poema Autopsicografia, você começou a inserir um outro poema (cujo nome não encontrei), que diz: “Nesta vida em que sou meu sono, não sou meu dono…”?

  48. Sabia que esta era boa!!! Exatamente, a gente sabe que está ali. Agora, será que é porque foi num texto muito longo, ou assunto estranho, pouco tempo, chaves, colchetes ou texto dos parênteses? Quando precisamos saber a gente recebe o oculto!! Bom finde Marcelo!! Até mais!!!!

  49. sabe qual é o problema.. é q nós temos preguiça de pensar.. sinceramente.. o marcelo evidenciou isso, brilhantemente.
    Sou um dos muitos que descobriu qual era o enigma, não por falta de informação. Mas por pura preguiça.
    O grande problema dos textos do Marcelo é que se a pessoa QUISER, ela para de pensar e aceita tudo oq ele disse.
    Tinha um cara muito inteligente na bíblia que dizia: quem tiver ouvidos que ouça.

    Abraços

  50. Muito bom tio D.D.!!
    Eu jah tinha feito coisas parecidas mestrando Trevas. ^^
    Mas naum sabia q tinha ordem tão prática!!

  51. Para Kleber Gonçalves

    “Faze o que tu queres há de ser toda a Lei – Amor é a lei, amor sob vontade”

  52. ai oh!
    deu o q falar

  53. Boa tarde Al Zarco,

    Obrigado pelo esclarecimento. Crowley né? Apesar de vc não relatar o dono da citação, sei quem é pq li há pouco tempo, (se fosse há alguns meses garanto q já tinha esquecido haha). O DD me despertou a curiosidade sobre ele num tópico no sedentário, dei uma garimpada boa pra saber quem era o sujeito. Devo ter interpretado mal as citações dele, mas no mínimo são bem tentadoras, essa por exemplo:
    “A Magia é a Ciência e a Arte de causar mudanças de acordo com a Vontade”
    Pra mim “vontade” é desejar com a mente e, apenas com a mesma, causar mudanças no físico é MUITO interessante. Por favor, não me tomes como espectador de TV preguiçoso que possui o poder do controle remoto rsrs Há de concordar que com a mente desenvolvida aproveita-se muito mais. Ainda acredito que é possível ler um livro inteiro apenas tocando nele.

  54. Olá Marcelo.

    Dentre todos seus artigos, os quais estou lendo com calma, vou começar registrando minha reles opinião por este.
    Concordo em partes quando você diz, numa das respostas aos comentários acima, que “… o mesmo vale para textos ocultistas escondidos em textos profanos… você não “procura” por eles, você SABE que eles estão ali porque você já os aprendeu na sua ordem iniciática.” Sim, claro, uma pessoa que está, ou esteve, inserida em alguma Ordem Iniciática, muito provavelmente reconhecerá a mensagem embutida, porém, e aquelas que não são iniciadas em alguma Ordem?
    Nesse diapasão, creio que muitos buscadores solitários também poderão captar o texto oculto através dos registros akáshicos, onde está tudo o que foi, é, e será criado e que mantém tudo em equilíbrio, a força primordial, o “Deus” das religiões (resumo da definição de Franz Bardon), ou seja, se alguém já travou um contato com aquele tipo de informação, não importa se quando criança, adolescente, adulto, nesta vida, ou em várias encarnações passadas, ou ainda, se foi através de Ordens ou não, certamente vai encontrar o real significado, de modo consciente, mas isso, obviamente, vai depender de seu grau de evolução, em suma. Vale lembrar que essas inserções de textos em outros textos podem produzir efeitos, mas no subconsciente, as chamadas mensagens subliminares, que podem ser benéficas ou nocivas, classificação que vai depender do que está sendo passado e para quem.
    Realmente o assunto é interessante, e bem vasto…me lembrou de um e-mail que recebi há anos atrás, o qual vou tomar a liberdade de colocar aqui…talvez a maioria já conheça, mas acho que vale a pena recordar:

    Nostradamus estava certo!! – SINISTRO!!!!

    Vejam o trecho a seguir, extraído de uma das quadras de Nostradamus. Percebam que ele detalha claramente como será o final dos tempos:

    “…Vozes Agonizantes Inflamar-se-ão pelo Limbo. Angústia, Choro, Raiva, Alastrar-se-ão Inflingindo todo o Astral. Vultos Aterrorizadores Incitarão a Loucura. Atrair-se-ão Calamidades, Revés, Atrocidades, Injustiças e Amarguras….”

    Para interpretar a mensagem, preste atenção apenas às letras em maiúsculo!

    Quer uma ajuda? “…V ozes A gonizantes I nflamar-se-ão pelo L imbo. A ngustia, C horo, R aiva, A lastrar-se-ão I nflingindo todo o A stral. V ultos A terrorizadores I ncitarão a L oucura. A trair-se-ão C alamidades, R evés, A trocidades, I njustiças e A marguras….”

    Veja como fica:

    VAI LACRAIA… VAI LACRAIA.! ! !

    Realmente é o fim do mundo !!!!!!

    😀

    Um abraço!

  55. […] – Vaticano quer estabelecer “Ensino Religioso” obrigatório – Arcano 2 – Sacerdotisa – Gimmel – Autopsicografia – Calvin Cético – A Igreja Católica e a Maçonaria – Arcano 1 – O Mago – Beth – Matrix: Benvindo […]

  56. […] Codificadas – Autopsicografia – A Santa Ceia e os Símbolos […]

  57. ahh, se minha namorada tivesse lido ela matava na hora, mas eu nao conheço a obra do FP…
    mto boa

  58. Marcelo, não me ficou claro.

    Porque esconder uma mensagem a qual o receptor já sabe qual é?

    @MDD – voce esta escondendo a mensagem apenas dos profanos. Os iniciados receptores já sabem e precisam preservar os textos ao longo do tempo… escrevendo-os diretamente corre-se o risco destes textos serem capturado e vistos por quem não de direito, mas estando ele cifrado, o texto ou imagem ou ensinamento permanece às vistas de todos, porém acessível para quem tem as chaves. É necessário entender que eram outros tempos… não havia internet e a posse deste tipo de material poderia leva-lo para a fogueira… então as pessoas tinham razões bem reais para preservar estes segredos (literalmente) com a vida.

  59. quero q me explique a arte litararia do trecho a seguir do poemaAUTOPSICOGRAFIA de fernando pessoa: o poeta é um fingidor finge tão completamente que chega a dizer que é dor a dor que deveras sente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: