Matrix – Bem-vindo ao Deserto do Real

“Liberte tua mente!”

Para começarmos a entender Matrix, é fundamental que façamos a pergunta essencial do filme: O que é a Matrix? Nas telas do cinema, Matrix é um mundo de sonhos gerado por computador, o qual, por meio de uma realidade virtual, simula o nosso mundo como é hoje.
O fenômeno Matrix pode ser compreendido, se considerarmos as influências dos temas que aparecem, direta ou indiretamente, no roteiro do filme. Citarei alguns exemplos: distopia, esperança, filosofia, 1984 de George Orwell, artes marciais, cybercultura, agentes secretos, conspirações, romance, Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, messianismo, mitologia grega e céltica, Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, ficção científica e assim por diante.
Poderia começar pelo messianismo — crença na vinda do Salvador, Jesus, Messias, Buda, Krishna, Noé, rei Artur… Mas começarei pela Filosofia, que, segundo o Aurélio: Filosofia 1. é o estudo que visa a compreensão da realidade, no sentido de aprendê-la na sua totalidade; 2. Razão; Sabedoria.

Continue lendo Matrix – Bem-vindo ao Deserto do real.

10 Respostas

  1. Que aula!

  2. MDD.. obrigado por mais um texto. Mas não acha que esta “vomitando” informação demais de uma só vez? A maioria das pessoas ainda não entendem que importância tem a mitologia, deuses e cia..

    Você não estaria jogando sementes em um território onde a terra AINDA não é fértil? É só meu ponto de vista oka? Eu não entendo nada de mitologia, rpg ou coisas do tipo. Mas mesmo assim leio seus textos todos os dias. Muita coisa não entendo.. mas gostaria de entender. Porem textos como o deste post são obstáculos gigantes além de “desmotivador”. É como ensinar matemática quântica para quem está aprendendo a somar e a dividir.

    Como você mesmo diz (e concordo plenamente), ainda somos muito “atrasados”. Então para nos ensinar.. precisamos de mais “paciência”..rs..

    Obrigado Tio MDD,

  3. Putz muito bom…
    Muita informação…. Mas pelo menos vai da pra usar o google bastante… curiosamente queria saber mais sobre a Ordem do Dragão de Ouro pois nada encontrei….

    ___pergunta de trouxa…
    asehsehsehesh

    você sempre saiu do corpo (projeção astral)
    ou aprendeu em uma das milhares de ordens que é adepto ???/

    abraçoss, estrela de diamante

  4. Muito bom, atualmente estou estudando esse filme e fazendo relaçao com o q aprendo no Lectorium , foi bem esclarecedor, muito obrigado.
    Das informaçoes que eu tenho seu texto me acrecentou muito.
    =D

  5. esqueceu apenas de neuromancer…

    todos estes livros e ref sem duvida são de sua importancia..

    mas neuromancer é incomparavelmente o “esqueleto” de matrix

    abraços!

  6. Wagner Veneziani Costa, é o tiu do site o editor ?

  7. […] – Autopsicografia – Calvin Cético – A Igreja Católica e a Maçonaria – Arcano 1 – O Mago – Beth – Matrix: Benvindo ao Deserto do Real – Física Quântica e a arca da Aliança – A História de Mitra – Beltane: a Fogueira de Belenos – […]

  8. […] – Autopsicografia – Calvin Cético – A Igreja Católica e a Maçonaria – Arcano 1 – O Mago – Beth – Matrix: Benvindo ao Deserto do Real – Física Quântica e a arca da Aliança – A História de Mitra – Beltane: a Fogueira de Belenos – […]

  9. O que é matrix…

  10. […] sobre a Percepção de Valor Intrínseco – Calvin Cético – agora em Português!!! – Matrix: Bem vindo ao Deserto do Real – Três Amores: Ágape, Philos e Eros – O Significado Espiritual do Yom Kipur – Dharma, a base da […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: