Moral e Dogma…

A Maçonaria possui em sua filosofia um ensinamento que pode ser expresso num simples ditame: “Proteja os oprimidos dos opressores; e dedique-se a honra e aos interesses de seu País“. Maçonaria não é especulativa nem teórica, mas experimental, não sentimental, mas prática. Ela requer renúncia e autocontrole. Ela apresenta uma face severa aos vícios do homem e interfere em muitos de nossos objetivos e prazeres. Penetra além da região do pensamento vago; além das regiões em que moralizadores e filósofos teceram suas belas teorias e elaboraram suas esplendidas máximas, alcançando as profundezas do coração, repreendendo-nos por nossa mesquinhez, acusando-nos de nossos preconceitos e paixões e guerreando contra nossos vícios.É uma luta contra paixões que brotam do seio dos mais puros sentimentos, um mundo onde preconceitos admiráveis contrastam com práticas viciosas, de bons ditados e más ações; onde paixões abjetas não são apenas refreadas pelos costumes e pelos cerimoniais, mas se escondem por trás de um véu de bonitos sentimentos.

Continue lendo Moral e Dogma…

17 Respostas

  1. Marcelo, parabéns pela sua coluna no S&H e também por agregar os bons textos que vemos por aqui. Seu projeto de caridade intelectual é muito bem sucedido.

    Fugindo um pouco sobre o assunto do post, tenho visto pela internet bastante previsões sobre o próximo dia 14 de outubro. Você tem algum comentário, ou material, pertinente a este tema?

    Um abraço!

  2. Marcelo, como eu faço para ingressar na maçonaria?
    Sou membro da AMORC
    Paz profunda

    Marx’.’

  3. […] Moral e Dogma, por Albert Pike – Por dentro da Igreja Universal – Religião: você precisa ter uma? – Grandes Iniciados: […]

  4. Marcelo eu tenho umas duvidas a respeito de algumas praticas como artes marciais, e terapia chinesa de cura, mas atualmente a pouco mais de 6 meses estou estudando junto com a rosacruz , queria uma luz ou uma opinião sua pois pelo que eu entendi certas coisas meio que atrapalham a percorrer o caminho da escola, gostaria de uma opinião sua a respeito disso, ja que eu vi no seu perfil que voce tem praticas semelhantes as minhas como chi-kung .
    Obrigado.

  5. Fiquei emocionado com o Texto….

    Parabéns pelo Blog Marcelo. Parabéns pela iniciativa de levar, a nós gados, a luz. Essa é a primeira vez que escrevo, mas já leio suas colunas a um bom tempo.
    Aos poucos as coisas vão ficando claras para um homem cheio de vícios e defeitos como eu. Obrigado, você contribui para que eu pudesse dar o 1º passo em direção a minha evolução e mudança. Essa é a força da Egrégora!

    Paz.

  6. A Maçonaria já não é mais a mesma. Antigamente seus membros eram escolidos pelo caráter e retidão. Hoje qualquer sem moral faz parte desta sociedade. Mudou o tempo, mudou os valores.

    @MDD – infelizmente tenho de concordar com voce… mas há sempre a maçonaria dentro da maçonaria… algumas lojas são mais sérias do que outras.

  7. Texto muito bem escrito, mas nao vejo muita diferenca entre seguir as regras da igreja ou seguir as regras da maconaria…claro que em conteudo de estudo metodo etc as duas sao mto distintas..mas em essencia eh a mesma coisa, vc fica sugeito a certos padroes de comportamento e crenca e tem que obedecer para fazer parte do grupo…na minha opiniao isso aprisiona e limita.
    hoje mais do que nunca os conhecimentos estao escancarados para quem quiser eh so ter boa vontade e disciplina para aprender e evoluir…
    Paz

  8. É. O infame “Albert Pike” que posta de vez em quando (embora ele agora esteja sumido) lá no Sedentário nunca deve ter lido este texto (ou qualquer outro do sujeito) – ou não diria tantas besteiras.

  9. […] o Arcano do Louco – Três amores: Ágape, Philos e Eros – o significado Espiritual do Yom Kippur – Moral e Dogma, por Albert Pike – Por dentro da Igreja Universal – Religião: você precisa ter uma? – Grandes Iniciados: […]

  10. […] o Arcano do Louco – Três amores: Ágape, Philos e Eros – o significado Espiritual do Yom Kippur – Moral e Dogma, por Albert Pike – Por dentro da Igreja Universal – Religião: você precisa ter […]

  11. […] o Arcano do Louco – Três amores: Ágape, Philos e Eros – o significado Espiritual do Yom Kippur – Moral e Dogma, por Albert Pike – Por dentro da Igreja Universal – Religião: você precisa ter […]

  12. Caro Marcelo

    Estou com uma duvida respeito do que o Albert pike escreveu, se ele acreditou nisso que escreveu , ou elel é um embuste ou um grande tumultuador, pois ele foi o fundador da ku klux klan , e não era nada virtuoso.
    e e falando em maçonaria , o que voCê me diz da familia dos Rothschild????? maçons que detem trilhões de dolares e que geram toda a miséria, guerras e pobresa do nosso mundo, até fianaciaram a
    nossa indepêndencia, insitaram a guerra do paraguai , que também financiaram, a guerra do pacifico entreo Chile e o Peru e todas as guerras desde que conhecemos inclusive as grandes guerras mundiais. Esses são os virtuosos maçons .

  13. […] Templários – A Igreja Católica e a Maçonaria – Os Pobres Cavaleiros de Cristo – Os Templários – Moral e Dogma – Os Templários e o […]

  14. gostei muito do texto

  15. Maçonaria meus prezados? Nasceu nebulosa, obscura, ninguém sabe…o mistério? O próprio chefe da maçonaria moderna afirmou que Lúcifer é o pai da maçonaria!

  16. Acho que todos os nomes até hoje dados a Deus,sao só nomes.A maçonaria esta certa de dizer G A D U .nao tenho religiao mais acredito no deus que tudo criou,mais discordo da parte em que citam Deus como o bem e o mal juntos.Penso que o Criador quer uma familia ,e quem estiver a altura de fazer parte do grupo tem que ter principios, boa moral,inteligencia,nao se deixar levar pelo ego e reconhecer seus defeitos e melhora los sempre.Albert Pike esta muito errado ao denominar Lucifer como um deus,pois ele ja tem um lado historico,muito ruim.Deus nao tem lados ,oque nos equilibra é o bem e sua busca, só isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: