A Deusa Demeter e os mistérios Eleusis

Acredita-se que o culto à Deméter tenha sido trazido à Grécia vindo de Creta durante o período micênico, carregando consigo o seu nome.. Sendo assim, ela é descendente direta da Deusa-Mãe cretense, que com suas virgens e sacerdotisas, empunhavam serpentes e prestavam culto ao touro. Neste caso, podemos afirmar que Deméter representaria a sobrevivência da religião e dos valores matriarcais durante a cultura patriarcal guerreira dos gregos clássicos.

Continue lendo sobre A Deusa demeter e os Mistérios Eleusis.

9 Respostas

  1. Olá Marcelo e equipe, só gostaria de tirar uma (s) duvida(s), bem, a respeito de uma possivel iluminação ou elevação, seria quando o homem conseguisse se colocar acima das crenças e religioes e/ou supertiçoes.
    Todos os deuses, espiritos, demonios, orixás e por ai a fora são personificaçoes e simbolos de forças que nos orientam mas não deveriam nos limitar somente a eles, certo? Deus está dentro de nós, somos a moradia D’Ele, e Ele vive em nós, certo?
    Por isso quando falo que um espirito apareceu, ou um anjo ou iemanjá essas manifestações de deuses ou forças são forças que veem para me guiar e orientar e não fazer com que eu seja submisso e eles, né?

  2. Ótimo texto Tio Marcelo. =]

    É realmente uma pena que nos dias de hoje muitas mães deixem de ver seus filhos dessa maneira, seja por trabalho que ocupa todo o tempo delas ou por não ser um filho planejado.

    Parabéns pela palestra de sexta feira aqui em Campinas, cheguei um pouco atrasado mas ainda sim valeu a pena.
    Espero outras palestras por aqui em breve.

    Um abraço.

  3. Olá Marcelo! Descobri a poucos dias sua coluna no S&H e esse blog… estou tentando ler tudo o que foi postado… não li o post de hoje, estou comentando aqui pois a confusão de jesus no LHC tá lotando o S&H… Parabéns pela seus textos, já ouvia falar de você quando lia a Revista Dragão, onde comentavam seus ótimos trabalhos para RPG…

    Deixo umas perguntas, espero que um dia eu veja as respostas num post…

    1-Você comentou que catastrofes geralmente levam um grupo grande de pessoas por um motivo específico… Lemúria e Atlantida teriam “partido” para “trocar” de planeta?

    2-Gostaria que você falasse de hábitos diarios que podem ser prejudiciais, coisas que costumamos fazer sem pensar… lugares aparentemente inofensivos? Você já citou motéis, igrejas “super-mercado”… cite mais…

    3-Lembro de ter visto em um canal (RedeTV) uma médium que falou algo sobre anéis… não lembro em qual dedo atrapalharia o fluxo energético… acho q no polegar?

    4-Tatuar símbolos sagrados tem alguma eficácia? Tatuagens afetam algo? Chakras?

    5-Sobre Egrégoras… Não fazem parte do Astral, ficam num plano psíquico? Tem alguma forma? Nuvem, energia?

    6-Lembro que você comentou sobre a força dos salmos, essa médium da redeTV fazia “exorcismos” lendo salmos… ela recomendava às pessoas que relatavam problemas a lerem determinados salmos…

    7-Já ouviu falar dos mangás xXxHolic, Tsubasa Reservoir Chronicles e X/1999? Os 2 primeiros falam de magia, planos paralelos… e X/1999 é um clássico… abarrotado de mensagens “ocultas” nas entrelinhas…

    8-São Bento era “entendido”? Sabe algo sobre seu símbolo e oração?

    Espero que continue a escrever os posts, traga mais conhecimentos para nós e, como você deve saber, ao deixar esses textos disponíveis na internet, muitas mentes poderão ser alcançadas… principalmente pela quantidade de informações interligadas e explicadas de forma clara…

  4. Parabéns pelo texto repleto de referências.

    Gostaria de sugerir que textos longos poderiam separados em partes, por exemplo a parte das datas ficou meio “didática” demais e eu pulei tudo. A questão é manter o foco do tópico.

    No mais foi muito informativo e interessante ver o ponto de vista feminino em ação. E que conhecimento … Parabéns Rosane

  5. Esbeltos tornozelos…

  6. […] Sobre a Origem do Tarot – Magia e Mistério no Tibete – A Deusa Demeter e os Mistérios Eleusis – Dilúvio, Pirâmides e Stonehenge – Edição número 3 da Lucifer Luciferax – Os Templários e o […]

  7. […] ter uma? – Grandes Iniciados: Pitágoras – Sobre a Origem do Tarot – Magia e Mistério no Tibete – A Deusa Demeter e os Mistérios Eleusis – Dilúvio, Pirâmides e Stonehenge – Edição número 3 da Lucifer Luciferax – Os Templários e o […]

  8. […] ter uma? – Grandes Iniciados: Pitágoras – Sobre a Origem do Tarot – Magia e Mistério no Tibete – A Deusa Demeter e os Mistérios Eleusis – Dilúvio, Pirâmides e Stonehenge – Edição número 3 da Lucifer Luciferax – Os Templários e o […]

  9. […] – A História de Mithra – Beltane, a Fogueira de Belenos – A História de Ganesha – A Deusa Demeter e os Mistérios Eleusis – O Mito da Fênix – De onde vem as 72 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: