Teoria da Magia – parte I

Arte de provocar mudanças de acordo com a Vontade”. Portanto, Magia é a ciência e a arte de provocar mudanças, que ocorrem em conformidade com a vontade.

E essas mudanças, ocorrem aonde, em que Esfera ou Plano?
Segundo o mesmo Aleister Crowley, elas ocorrem no mundo material, portanto, no plano físico. Segundo Dion Fortune, uma das mais conhecidas ocultistas britânicas deste século, porém, essas mudanças ocorrem na consciência individual do Mago.

Clique aqui para continuar a ler a Teoria da Magia – parte I

27 Respostas

  1. Kra, esse texto é exatamente um dos capítulos iniciais do livro “Curso de Magia” de J. R. R Abrahao…
    []’s

  2. Opa Marcelo!

    Acessei site de onde vc retirou essa materia, e tem alguns rituais de magia “negra” de luxuria e cobiça.
    O engraçado é que vc tem que que falar o nome de satan, lilithe e afins.
    Qual a base disso? bullshit das bravas?

    @MDD – No geral, o site é legal… tem muitas coisas que prestam, tem muita porcaria. Basta saber filtrar o que interessa e o que não interessa.

  3. Tio Marcelo,

    Além desses textos retirados de outros sites, você pretende escrever alguns que não sejam da coluna do Sedentário?

    @MDD – provavelmente não, pq meu tempo disponivel para isso é bem curto. Este blog vai servir justamente para que eu possa colocar textos que concordo mas que não teria tempo para redigir minha própria opinião sobre o tema abordado. Os textos originais serão postados primeiro no Sedentário e posteriormente repetidos aqui.

    Ao realizar magia divinatória, seria interessante, por exemplo, anotar o que você… ahn… deduziu, por falta de palavra melhor, ao utilizar o instrumento [tarô, I-Ching, geomancia, o que for] e o que aconteceu, de forma que, após um determinado período de tempo [um mês, um semestre, um ano…], você consiga cada vez melhor entender o que indica cada símbolo que surge na sua divinação?

    @MDD – sim, isso é muito importante.

    No tempo em que vivemos, é fácil obter vários ou todos os livros indicados pela internet, incluindo rituais de antigas ordens como a Aurora Dourada ou mesmo da OTO. Não os procuro porque acredito que seria como… brincar com espadas afiadas sem ter alguém para ensinar a manejá-las – pode até dar certo, mas grandes são as chances de que eu vá me ferir. É melhor assim mesmo?

    @MDD – sim.

    Um abraço,
    Hugo Lima”

  4. MDD, até onde eu sei esse texto é do J. R. R. Abrahão, chama Curso de Magia!!!
    Vc poderia me recomendar alguma coisa de cabala prática?? Existe alguma coisa do Stalisnas de Guaita em português? na internet não encontrei nada!!
    Valeu!
    Abraço!

  5. Thelema = verdade?
    Eu achava que significava “Vontade”!
    Confesso que fiquei meio perdido agora =/
    Mas o texto é interessante para novatos (como eu rs)…
    Marcelo, é por isso que você passou um exercício onde deviamos construir um laboratório imaginário com a maior quantidade de detalher possivel?

    @MDD – já corrigi isso no texto. Thelema significa “Vontade” em grego. Sim, o exercício para construção do Templo Astral faz parte de um projeto de médio prazo da coluna.
    Abraço!

  6. Olá Marcelo,

    Eu ia perguntar no sedentario se vc aprovava o site mortesubita, pelo visto ele faz parte dos seus favoritos. Legal.

    @MDD – ali tem muita coisa legal, mas também muita porcaria. Tem de saber selecionar.

    Abraços

  7. Salve DD,

    Parabéns por atualizar o Blog, e valeu pelo link, tem muito coisa boa na página.

    Um abraço fraterno,

    The V3n0m .’.

  8. “Microcosmos Externo – visando transformações em outros seres vivos”

    Se qualquer coisa que cause mudança é magia, então dar uma boa aula, fazendo os alunos pensarem por si, pode ser considerado magia?

    @MDD – Sim… música, uma peça de arte, um quadro, uma transa, um jantar, uma palestra… tudo que é feito de maneira a transformar para melhor pode ser considerado magia.

  9. Tio, tenho uma dúvida ligada ao tema deste tópico: a posição dos planetas pode influenciar em rituais?

    Tenho aqui um texto que teria sido escrito por Peter Carroll (que é citado no começo do texto acima) chamado “As Oito Magias” (conhece?), na qual divide as artes mágicas em sete “cores” (a oitava seria a cor do mago, pessoal). Basicamente: Negra para morte, Azul para riqueza, Vermelha para “combate” (entendi que seriam conflitos em geral, não apenas os que envolvem violência física), Amarela para a personalidade (auto-imagem, carisma, humor, desejo de afirmação e domínio), Verde para amor, Laranja para astúcia e raciocínio, Púrpura para sexo. Meio forçado em alguns pontos, acho, mas compreensível no geral. Só que eu percebi, com o Ohmer, que dá para fazer uma relação entre alguns planetas e algumas destas cores: Amarelo=Sol; Vermelho=Marte; etc.
    Isto procede? Se um mago trabalhando com este sistema tentar combinar com astrologia, ele teria mais chances de ser bem sucedido? Ou é tudo complicação desnecessária, perda de tempo?

    Se for útil usar Astrologia com Magia, então isto valeria tanto no Plano Físico como Astral?

    @MDD – não tem nada de forçado, ele usa associações kabbalistas simples, e estão todas corretas. Mas você tem de saber com o que está trabalhando, não adianta só acender e achar que vai dar resultado. Tem a visualização e a thelema ainda para completar todo o processo.

    Agradeço a resposta.

  10. olá DD,

    Deixe-me perguntar, a magia opera em qual esfera da cabala? Pelo texto ela ocorre no plano material, “malkuth”, o efeito. Mas da onde é a causa dela? Seria em uma combinação de sefirats, como “Yesod” e “Tiferet”? Ou os potênciais da consciência humana não tem nada a ver com magick?!

    @MDD – a magia opera em TODAS as sephiroths, dependendo de que nivel de consciencia voce quer trabalhar.

  11. Seria possivel alguem ter bloqueado minha clarividência atravéz de umbanda?
    Se sim, teria alguma maneira de eu desfazer isso? ou é melhor eu não mexer com isso?

    @MDD – sim, é possível, mas por que vc acha isso? E se foi, então o melhor a fazer é perguntar a um exú em uma gira de esquerda e ver o que eles enxergam a respeito.

  12. Parabéns mais uma vez, e muito obrigado – também mais uma vez – por tanto conhecimento compartilhado.
    Texto muito bom.
    Duas dúvidas:
    – Podemos avançar sozinhos, através dos níveis de magia (tipo, sem um “orientador”, “mentor” ou algo que o valha), de forma a nos aprimorarmos cada vez mais?

    @MDD – sim, é possivel avançar sozinho, mas é bem mais trabalhoso.

    – Já leu “O Caminho do Mago”, do Deepak Chopra? O q achou? A meu ver, tem muito em comum com as coisas que tu costuma dizer nos posts – ainda que de forma mais sutil.
    Um grande abraço e toda Luz para ti!

    @MDD – não conheço…

    Lucas

  13. Desculpa, mais uma pergunta: é possível mesclar níveis, por exemplo, realizando a Evocação do nível Shamânico mas continuando a praticar o Encantamento do nível de feitiçaria? Ou é necessário desenvolver todas as habilidades em um nível antes de passar para o próximo?
    Abração!

    @MDD – você pode trabalhar todos os niveis ao mesmo tempo… mas vai ser mais difícil se especializar, há um limite para a concentração humana…

  14. Mais uma (tu vai acabar enjoando de mim): quando na Bíblia é citado o gesto de Jesus ficar traçando rabiscos na areia, quando levam Maria Madalena a seus pés para ser apedrejada por adultério, isto seria uma referência à Geomancia? Aliás, este trecho é “pra valer” ou foi adulterado (sem trocadilho… hehe).
    Prometo que foi a última!
    Abraço!

    @MDD – acho que não explicitamente, mas que Jesus entendia MUITO de geomancia, ah entendia!

  15. Salve Del Debbio…!

    Obrigado pelo link, seu trabalho é venturoso e de muito conteúdo…! Esclarecedor e sincero…!

    Acompanho com muito interesse…!

  16. Caro Del Debbio
    Entendi o que você comentou na sua resposta à minha pergunta sobre sexo como algo “animal”. Acredito que esse pensamento e todos os tabús relacionados ao tema se devam em grande parte por erros da Igreja Católica, que praticamente impregnou essa associação entre sexo e pecado na humanidade. A energia sexual é um assunto importante, e gostaria que você desse uma passada aqui no Rio apresentando o curso de Chakras, Kundalini e Magia Sexual.
    Por outro lado, acredito que não devamos nos esquecer do lado positivo de toda religião que sirva como um elo verdadeiro de (re)ligação a Deus (apesar de na maioria das religiões ocidentais não se comentar a respeito do “Eu Supremo” interior, um Deus potencial presente em todos os homens, como aborda a hinduísmo).
    Acho suas críticas à Igreja válidas, embora pense que você devesse agir com menos ferocidade (em relação aos evangélicos também), afinal, somos todos uma só família, como relembrou um cara gente boa que deu uma passada por aqui: http://www.youtube.com/watch?v=RYdyZLJWcYw

    Grande abraço!

  17. salve DD,

    No texto diz que a magia ocorre no plano material (malkuth), mas te pergunto de qual esfera a magia se origina? Do Yesod combinado com Tiferet?
    Abraços

  18. “Marcelo, é por isso que você passou um exercício onde deviamos construir um laboratório imaginário com a maior quantidade de detalher possivel?”

    Como? onde?? quando?? rs

  19. Uma perguntinha meio fora de assunto…
    Um objeto no qual se coloca muito sentimento pode se tornar um objeto mágico? Por exemplo…uma aliança de compromisso, se for aplicado bastante carinho e fé sobre ela ela vai funcionar como um laço mais forte entre o casal? Ou uma lapiseira que tenha recebido tanto afeto que ajude o desenhista a desenhar muito melhor com ela?

    @MDD – sim, chamam-se construtos astrais, mas existem técnicas para se fazer isso corretamente, e “instruções de uso” para manter a coisa toda funcionando.

  20. […] —————————————- Novidades: – Achei este site muito engraçado chamado Plukt. É bem parecido com o Twitter, só que você escreve o que está fazendo em tempo real. – Como esta série de posts é um tanto quanto longa para serem escritos, os Sedentários que quiserem acompanhar meu Blog poderão ler matérias escritas por outros autores sobre temas que eu estudo, além de poderem enviar perguntas a respeito dos posts antigos. – Matérias postadas na semana: – Princípios da Alquimia, – Miasma e Katarsis e – Teoria da Magia – parte I. […]

  21. tio dd…

    ja ouviu falar do Circulo Iniciatico de Hermes(CIH)?
    oq acha?é uma escola séria?

    @MDD – sim, eles são sérios.

    abraços

  22. Tio Marcelo, estou gostando muito de seus textos, estão me tirando muitas dúvidas. Parabéns, continue nos ensinando muito sobre magias, astral,etc.

  23. eu preciso de um telefone para contato com o mago J R R Abraão Não sei como posso me comunicar tentei na internet mas não consegui

  24. Então meu templo IMAGINARIO vai servir pra mim realizar minhas magias mas como construo esse templo em sonhos ???? ou consientes??fiquei na duvida!

  25. […] —————————————- Novidades: – Achei este site muito interessante chamado Plurk. É bem parecido com o Twitter, só que você escreve o que está fazendo em tempo real. – Como esta série de posts é um tanto quanto longa para serem escritos, os Sedentários que quiserem acompanhar meu Blog poderão ler matérias escritas por outros autores sobre temas que eu estudo, além de poderem enviar perguntas a respeito dos posts antigos. – Matérias postadas na semana: – Princípios da Alquimia, – Miasma e Katarsis e – Teoria da Magia – parte I. […]

  26. […] Os Espíritos da natureza – Os Sete Níveis – Teoria da Magia II – Sistemas Mágicos – Teoria da Magia – parte I – Princípios da Alquimia – O Miasma e a […]

  27. Esse foi o 1º livro sobre esse assunto que eu li.
    Imagine, quase paro tudo pra saber mais.
    Não parei até hoje. Só não sei por onde anda o autor JRR Abrahão.

Deixe uma resposta

